Pesquisas Finalizadas
O estudo visa analisar o desempenho de métodos empíricos utilizados na estimativa da evapotranspiração de referência para localidades do Vale do Jequitinhonha/MG, e correlaciona-los com o modelo padrão Penman-Monteith (FAO-56) com finalidade de verificar qual o método que melhor atende essa necessidade da região.
2021 – 2022
Coordenador: Lucas da Costa Santos
Pós Doutoranda: Caroline Salezzi Bonfá
Graduandos: Alex Xavier Ribeiro de Andrade; Antônio Costa Ferreira Neto; Lucas Santos do Patrocínio Figueiró
Financiador: FAPEMIG
O estudo procura determinar uma relação ideal entre o uso de polímero hidrofílico e uma lâmina de irrigação deplecionada a partir da correspondente a capacidade de campo com o rendimento do fruto da minimelancia, visando determinar uma gestão do uso de recursos hídricos aliados a uma alta produtividade da cultura.
2021 – 2022
Coordenador: Lucas da Costa Santos
Pós Doutoranda: Caroline Salezzi Bonfá
Graduandos: Alex Xavier Ribeiro de Andrade; Antônio Costa Ferreira Neto; Lucas Santos do Patrocínio Figueiró
Financiador: FAPEMIG
A água é um fator limitante para a produção agrícola em diversos cultivos, isso não é diferente para a cultura do algodoeiro que, apesar de tolerante a níveis moderados de déficit hídrico, tem seu potencial produtivo elevado quando explorado em condições satisfatórias de água no solo. Diante do exposto, a presente pesquisa busca avaliar o rendimento de fibras e óleo de seis cultivares de algodoeiro herbáceo em condições hídrico-restritivas contrastantes (100%, 75%, 50% da Evapotranspiração da Cultura – ETc, além de um tratamento de sequeiro), exploradas na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Variáveis de rendimento e qualidade da fibra e do óleo serão avaliados (porcentagem de fibra, comprimento médio da fibra, índice de uniformidade do comprimento da fibra, finura da fibra, resistência, índice de fiabilidade, índice de fibras curtas, teor de ácidos graxos e poder calorífico) ao final do ciclo de cultivo e, antes disso, o comportamento fenológico será acompanhado ao longo das vegetativas e reprodutivas, a partir de determinações biométricas. Espera-se que os resultados alcançados no estudo possam consolidar a cultura do algodão no Norte de Minas Gerais, o que oportunizará a geração de empregos e de renda, dinamizando a economia da região.
2022 – 2025
Coordenador: Lucas da Costa Santos
Doutorando: Fausto Henrique Vieira Araújo
Mestrando: Lucas Santos do Patrocínio Figueiró
Financiadores: CNPq & Souza e Cambos Confecções Ltda
